O automóvel é um sistema complexo e quase perfeito de peças mecânicas itens aerodinâmicos e outras partes que compõem a máquina que leva você para todos os lugares. Apesar de ser uma construção muito bem pensada e executada, seu carro não está totalmente livre de imprevistos.

Mas fato é que não há necessidade de desespero caso aconteçam pequenos problemas, e inclusive você mesmo pode cuidar de alguns deles. Não precisa ser um mestre em consertar carro para resolver certos tipos de defeitos.

Pensando nisso, selecionamos, neste post, algumas dicas para que você continue a viagem com tranquilidade. Acompanhe!

Para-brisa trincado

Durante algum trajeto, o para-brisa pode ser atingido por alguma pedrinha que esteja na estrada ou algum objeto caído de um caminhão e ser trincado por isso. É claro que será necessária a substituição de toda a peça de vidro o quanto antes. Mas para que você não fique parado na rua ou na estrada, um adesivo transparente, também chamado de papel contact, consegue resolver bem o problema de forma provisória.

Limpador de para-brisa que não limpa

Até que você consiga substituir as paletas do limpador, passar um pedaço de batata ou esfregar um pouco de fumo de cigarro não queimado na borracha pode ajudar bastante em caso de chuva forte.

Mangueira do radiador furada

É muito importante que você aprenda essa dica, principalmente porque esse tipo de problema pode causar um superaquecimento do motor, gerando um gasto enorme para você. Além disso, existe o incômodo de ter que ficar parando a todo momento para repor água.

Antes de qualquer ação, identifique o local do furo. Feito isso, corte essa parte e encaixe a mangueira de volta no lugar. Sendo isso impossível, simplesmente cubra o local com uma fita isolante e procure um mecânico o quanto antes.

Radiador furado

Se você notou que o vazamento de água não está na mangueira, mas sim no próprio radiador, ainda assim existe uma luz no fim do túnel. Reponha a água, abra a tampa do radiador com bastante cuidado, pois a água estará fervendo, e então jogue duas claras de ovo dentro (sem as gemas).

As claras se solidificarão e vedarão o furo. Onde conseguir ovos? Bem… dependendo do lugar, arranjá-los será bem mais fácil do que conseguir um novo radiador, certo?

Pane seca

Acabou o combustível e você se encontra longe de um posto de gasolina? Então o jeito é improvisar. Veículos flex funcionam com álcool de limpeza, desses encontrados em supermercados. Nos veículos a diesel, o óleo de cozinha pode resolver o problema. A questão é que você vai precisar de no mínimo 5 litros em ambos os casos, para que consiga chegar a um posto.

Lembre-se que com apenas essas dicas você não se tornará um especialista em consertar carro, tampouco os problemas descritos se resolverão definitivamente. O ideal é que essas ideias sejam utilizadas até que você tenha condições de acionar o socorro mais próximo.

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de ler também o nosso artigo sobre os Mitos e as verdades sobre a gasolina e o abastecimento!