Na hora de realizar a manutenção do carro sempre bate a dúvida: é melhor comprar peças genuínas, originais ou paralelas? Não há uma resposta certa para isso, mas, neste post, vamos tentar esclarecer quais as vantagens e desvantagens de cada uma para que você tenha mais tranquilidade no momento de escolher peças de carro. Acompanhe!

Diferenças entre peças genuínas, originais e paralelas

Vamos começar entendendo as diferenças entre elas:

Peças genuínas

As peças genuínas são aquelas produzidas pelo fabricante do veículo, ou por empresas terceirizadas homologadas e autorizadas por ela. São vendidas exclusivamente nas concessionárias ou em lojas autorizadas pela marca.

Vêm em embalagens com a logomarca da fabricante ou da empresa que produziu. As peças genuínas são exatamente as mesmas que foram utilizadas na construção do veículo.

Peças originais

Trata-se de peças de reposição, que não são produzidas pela fabricante original. Em geral, as peças originais são produzidas por empresas reconhecidas pelas marcas e são vendidas em lojas especializadas.

Peças paralelas

Também conhecidas como genéricas. São produzidas por empresas que não são reconhecidas pelas fabricantes e, assim como as originais, vendidas em lojas especializadas.

Vantagens e desvantagens de cada uma

É muito difícil saber por quais tipos de peças de carro optar na hora de fazer a manutenção do seu carro, já que todos eles possuem vantagens e desvantagens. A principal diferença é o preço. As peças genuínas e originais apresentam um valor bem mais alto do que as peças paralelas. Isso porque são peças homologadas e reconhecidas pela concessionária, que não tem como atestar a qualidade das paralelas.

A questão é a qualidade. De uma forma geral, as peças paralelas têm qualidade inferior. Quando você utiliza uma peça genérica em vez de adquirir uma genuína ou original, vai notar uma diferença na durabilidade. Uma palheta de limpador de para-brisas, por exemplo, deve durar cerca de um ano. Não são raros os casos em que as palhetas produzidas no mercado paralelo não chegam a seis meses.

Mas nem sempre isso é verdade. Muitas vezes, as peças paralelas são produzidas por empresas fundadas por profissionais que trabalharam nas fabricantes de veículos. Com isso, eles conseguem aplicar seu conhecimento na fabricação de uma peça que pode até ser superior em qualidade.

Antes de decidir, o importante é pesquisar

Quando chegar a hora de fazer a manutenção do seu carro, você vai precisar verificar a sua condição e disponibilidade de tempo. Se você não quer perder tempo pesquisando, buscando soluções e tem condições de pagar a mais pela sua tranquilidade, não tenha dúvidas: vá ao balcão da concessionária e adquira uma peça genuína.

Se você pode pesquisar em lojas especializadas e também não está tão apertado financeiramente, compre peças originais, que também possuem garantia de fábrica e estão de acordo com as especificações do veículo.

Por fim, se você está apertado e tem disponibilidade para pesquisar muito, procure conhecer mais sobre o mercado paralelo. Veja opiniões de usuários e mecânicos e desconfie de preços baixos demais. Pode ser o indício de utilização de material de baixa qualidade nas peças de carros.

E aí, gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post com seus amigos nas suas redes sociais!