Você está dirigindo seu carro na estrada, começa a sentir que ele está mais pesado ou a direção está pendendo para um lado e então você nota que o pneu furou. E agora, o que fazer?

Essa é uma situação comum na vida de um motorista e quem nunca passou por ela, certamente passará.

Ter um pneu furado não é lá um grande problema, mas dependendo das circunstâncias — na estrada, por exemplo — pode não ser tão simples solucioná-lo e seguir viagem. Por isso, é fundamental saber o que fazer nessas horas.

Então, para que você não passe sufoco nessa situação, selecionamos algumas dicas. Confira!

1. Procure um local seguro e pare

Na estrada, realizar a troca de um pneu não é tão simples, pois o fluxo de veículos e a falta de acostamento tornam essa tarefa muito arriscada. Assim, o ideal é buscar um local fora da pista de rolamento, no qual você consiga ter segurança para efetuar a troca do pneu.

Para fazer uma troca rápida e segura é fundamental que o carro esteja parado em um local plano, para evitar acidentes na utilização do macaco. Realizar esse tipo de procedimento em aclives ou declives muito acentuados pode ser arriscado.

2. Efetue a substituição

Nem sempre é possível achar um local próximo para realizar a troca de pneu. Nesse tipo de situação, o mais indicado é já procurar um local em que, pelo menos seja possível realizar o procedimento — como dissemos no tópico anterior.

Encontrado o local, pare o carro e acione o seu pisca alerta. Em seguida, sinalize a via a uma distância segura com o triângulo e, então, faça a substituição do pneu. Geralmente as ferramentas necessárias para a troca estão todas no porta-malas do veículo junto ao estepe.

3. Peça socorro

Caso não seja possível realizar a troca, seja por não se sentir seguro ou por não ter as ferramentas necessárias, a saída será pedir por socorro.

Em muitas rodovias, principalmente as privatizadas, é comum haver postos de comunicação ao longo da estrada. Você pode solicitar socorro à própria concessionária que administra a via por meios desses telefones. Outra opção é contar com a boa vontade e solidariedade dos outros motoristas para ajudar você.

Há também a possibilidade de você solicitar o auxílio de empresas especializadas nesse tipo de socorro. Um exemplo é o PifouApp, que fornece serviços de reboques, troca de bateria e troca de pneus para o seu veículo. Esse serviço pode ser uma mão na roda quando você não sabe a quem recorrer nessas situações.

A maior vantagem desse serviço é a possibilidade de acioná-lo por meio do aplicativo disponível para Android e iOS. Assim, a empresa sabe a sua exata exposição e você também fica sabendo em quanto tempo o socorro chegará, evitando desespero e aflição.

Por fim, se o seu pneu furou, saiba que essas dicas podem evitar grandes complicações. Coloque-as em prática e siga sua viagem!

E aí, gostou do nosso post? Quer se manter informado sobre as nossas novidades? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas novidades!