Muitas pessoas têm dúvidas e até preconceitos envolvendo a aquisição de um carro seminovo. Porém, a verdade é que as vantagens desse tipo de compra podem ser maiores do que os problemas envolvidos, bastando uma atenção um pouco mais acentuada antes de fechar o negócio.

O post de hoje lhe dá algumas dicas sobre como realizar a compra de forma correta, te ajudando a evitar futuros problemas com a nova compra. Confira!

Entenda o quão vantajoso é comprar um carro seminovo

A aquisição de um carro usado quando se toma os devidos cuidados é definitivamente mais vantajosa do que a compra de um veículo novo.

Um automóvel 0 km perde cerca de 15% do seu valor já nos seus primeiros dias de adquirido e tende a se desvalorizar mais 10% na virada do 1º ano ou quando o modelo é descontinuado pelo fabricante. Ao adquirir um carro seminovo, você não precisará arcar com esse tipo de prejuízo.

Faça uma inspeção minuciosa antes de comprar um carro seminovo

Mesmo que você esteja adquirindo o veículo em um local de extrema segurança, é importantíssimo realizar uma inspeção completa das condições do carro. Verifique se a lataria tem manchas e pontos de ferrugem, tente identificar ruídos diferentes do normal quando o veículo for ligado, se atente às condições dos tecidos internos e teste toda a parte elétrica.

Em caso de dúvidas, não se acanhe em solicitar auxílio de um mecânico que você confie.

Consulte todo o histórico do veículo

Existem diversas ferramentas em portais e aplicativos, além de possibilidades de consultas nos sites dos Detrans de vários estados, que te permitem conhecer o histórico do veículo a ser adquirido. Verifique toda a situação de quitação de impostos e tributos referentes ao carro, envolvimentos em acidentes, multas, alterações de características originais e outros dados importantes para que a compra seja realizada sem futuras dores de cabeça.

Solicite certificados de garantia e manutenção do carro

Os carimbos de manutenção em dia e o certificado de garantia fornecido pela revendedora não servem apenas como documentos que valorizam a sua compra. Essas informações são importantíssimas também no que diz respeito às condições do veículo.

Um vendedor que oferece garantias e tem provas de que o veículo passou por todas as manutenções previstas está implicitamente demonstrando que está vendendo um bom produto, que foi bem cuidado antes que você o adquirisse.

Faça perguntas

Quanto mais você souber sobre o carro, melhor. Conhecer bastante sobre a história do veículo pode te fazer economizar muito dinheiro em reparos dispendiosos caso o automóvel tenha alguns inconvenientes ocultos.

Investigue junto ao vendedor o máximo de questões que ele souber lhe responder, não apenas sobre aquele carro em específico mas também sobre os defeitos comuns daquela marca e modelo, consumo aproximado, valor das manutenções, entre outros detalhes.

Comprar um carro seminovo pode te proporcionar muito mais vantagens do que desvantagens, mas isso dependerá muito da sua atenção e disposição para que todos os cuidados sejam devidamente tomados, inclusive com a escolha sobre onde a compra será realizada.

Gostou deste conteúdo e quer receber mais como ele? Siga o MUP

Continue recebendo dicas como essas! Siga o MUP nas redes sociais!